10 dicas de como não se comportar nas redes sociais

Hoje é dia de festa! Tá, talvez nem seja pra tanto… Mas, a verdade é que as “10 Dicas” estão voltando… Anotem aí, sexta-feira (elas sempre na sexta-feira, dia 28/02/2014, sexta-feira de Carnaval o Atire na Jornalista voltou com as “10 Dicas” depois de mais de um ano. É não é para comemorar?!
Pensando em temas que poderia voltar, não queria nada muito clichê relacionado ao carnaval, então, pensando em parceria com meu amigo e colaborador Lucas Cachoni, decidi falar sobre maus hábitos na internet. São dicas fáceis, que todos conseguem evitar de fazer, e vai com certeza tornar a convivência com seus amigos nas redes sociais bem mais prazerosas!
Vamos a elas?
1 – Rede Social não é muro das lamentações
Queridos tem coisa mais chata do que você logar sua conta e só ver gente reclamando? Reclamam por conta do tempo e da temperatura, reclamam que tem que estudar, que tem que ir trabalhar, reclamam da mãe, da sogra e até do papagaio.
Eu até concordo que todos têm o direito de manifestar o que estão sentindo. Mas não é preciso fazer isso para todo mundo… Quando mais a gente reclama da vida, mas tem gente que fica feliz com nossas decepções, por isso é válido guardar os problemas e conversar com poucos amigos e com sua família, apenas. (#Ficaadica)
2 – Pessoas tem opiniões diferente, aceite
É só alguém colocar uma opinião um pouco mais forte, falar do que acha e usar sua personalidade, pra vir quinhentas pessoas atirando pedras e falando que você está errado.
É sempre tão mais fácil julgar a opinião do outro, que as pessoas esquecem de dialogar.
Diálogo sempre e válido. Criticar a opinião dos outros, jamais.
Somos pessoas diferentes (Graças a Deus), e devemos aceitar isso, só assim a convivência se mantém da melhor forma possível.
3 – português correto e concordância não machuca ninguém
O ambiente virtual é mais descontraído, tem brincadeira, piadas, memes engraçados? Sim… tem tudo isso. Mas,isso não é motivo para você desleixar e escrever errado, esquecer nossa linda amiga concordância e escrever pavorosamente errado.
Muitas pessoas podem não saber, mas muitas empresas quando avaliam nosso currículo para uma entrevista ou processo seletivo, acompanha tudo que fazemos nas redes sociais. Escrever errado e sem concordância já é ponto negativo e pode de tirar dessas disputas.
4 – Nem tudo que reluz é ouro 
Com a quantidade de pessoas que hoje usam a internet, só em 2012 já éramos 24,3 milhões de domicílios com acesso a internet, a rede virou algo de golpes e propagandas enganosas.
Por isso é sempre bom desconfiar do que vem fácil de mais. Se publicarem que você ganhou uma casa, não acredite.  Muito menos em viagens luxuosas, milhões de reais…
Existem gente ruim em todos os lugares, e pra elas quem cai na rede é peixe…
5 – Propaganda em excesso, irrita sim
Com os mais de 24,3 milhões de casas com acesso a internet, e com as redes sociais sendo os sites mais acessados, uma hora ou outra nossas páginas iam ser alvos de propaganda… Mas, vamos com calma anunciantes, propaganda em excesso vira algo negativo para sua empresa, as pessoas se irritam e vão deixar de consumir sua marca ou serviço, não porque você não é bom, mas porque você é chato…
Então não faça propaganda do seu serviço ou marca em comentários, seja do Instagram, ou do Facebook. Não envie mensagens pelo Twitter…
6 – Ficar pedindo likes, ou curta minha foto em um concurso… é chato pra caraca…
Ok, sejamos democráticos, todos têm o direito de participar de concursos para ganhar um bala, uma foto com o seu ídolo, uma viagem… tanto faz….
Mas, você não precisa ser chato ao ponto de abrir contato por contato, e pedir  “dá pra curtir minha foto neste concurso?”,  muito menos ficar insistindo.
Quer colocar na sua timeline, tranquilo… Coloque uma vez por dia, no máximo duas. As pessoas vão ver, e se QUISEREM  irão lá e curtirão sua foto por livre e espontânea vontade. Sem você precisar ser chato e ficar pedindo diretamente para todos.
7- Ninguém está interessado no que você esta comendo
Sério, eu não preciso saber o que você vai almoçar, jantar, tomar café… Não precisa ficar me contando que está em uma padaria X, ou pizzaria Y. Não precisa inclusive tirar foto da comida…
8 – Uma imagem vale mais q 1000 palavras, mas não no comentário
Não sei como surgiu essa modinha, mas vocês já devem ter reparado que muitas pessoas usam memes, e até foto nos comentários do Facebook. Desnecessário… Ali é para se comentar uma coisa, não pra carregar os comentários com ilustrações ridículas…
Se não vai acrescentar em nada, e é só para mostrar como você é descolado… não faça.
9 – Chat não é telefone, tenha paciência
Essa é muito boa… Não é porque a pessoa está ali online, que ela não está fazendo nada e tem todo o tempo do mundo pra ficar jogando conversa fora… (isso serve também para o Whatsapp). Eu por exemplo, deixo a internet do meu celular ligada enquanto estou trabalhando, e posso responder algumas mensagens conforme surja um tempo, mas não significa que eu estou ali a sua disposição…
Mande uma mensagem, espere, quando a pessoa tiver tempo, ela irá te responder… Sem neura e sem pressa…
Se o assunto for muito urgente, ligue.
10 – Deixe de ser covarde e coloque chame pessoa para uma conversa ao invés de indiretas
Eu nunca gostei de indiretas, odeio quem não tem a capacidade de chegar na pessoa e sentar pra conversar sobre os problemas. É tudo tão mais simples… Mas não, as pessoas tem a necessidade de ficar jogando indiretas nas redes sociais… Aí eu te pergunto, pra que?
Você já pensou que muitas pessoas a outra parte da história, não está nem aí para o que você está postando, e você lá, se achando a linda (o) da história, descascando o coitado…
Larga a mão de ser covarde, essa sua atitude não te leva a nada. Assuma o que diz e faz, e converse cara a cara.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s