“10 dicas de fazer um TCC sem dar trabalho”

Sabe aqueles dia que você sente que vai dar tudo errado? Pois é, eles costumam acontecer comigo, a Lei de Murphy me persegue de tal maneira, que me faz acordar em plena sexta-feira sem voz nenhuma… Passei no dentista e falei com ele com a técnica de leitura labial (foi tenso), fui ao médico e ele só me proibiu de falar até a apresentação do TCC na segunda-feira, que segundo ele forçar minha voz para sair, na segunda não haverá nem vestígios dela… Achando isso o fim, e que só acontece comigo, entro na internet, quando minha amiga conversando comigo que conta o trágico fim do seu notebook, e como ele está perto da morte…

Mari, não conheço ninguém que seja tão zicada quanto nós… Banho de sal grosso no feriado hein…

Bom, depois desse rápido desabafo, vamos ao assunto de hoje, as “10 Dicas”… Eu tentei não falar de TCC mais, mas depois que você o entrega sua  banca está chegando é tão legal pensar que acabou de uma maneira positiva… Me ferrei o ano todo para conseguir informações, entrevistas, fotos e dinheiro para pagar a gráfica (principalmente $), mas o livro tá aí, pra quem quiser ver… quase um filho, foi crescendo, ganhou forma e está lindo!

Porém, até chegar a essa altura do campeonato e eu estar toda feliz, saltitante e sem voz (não consigo esquecer disso), tive momentos de desespero, principalmente para achar uma gráfica que imprimisse só os 10 exemplares que eu queria… Nesses momentos pensei nas diversas outras formas que meu trabalho poderia ter dito… Meu tema dava para fazer tudo – LEONI – poderia ser um programa de rádio, um documentário, um site, um blog, uma revista, um jornal… qualquer coisa… inclusive um livro! Com isso, fiquei pensando em temas legais, que podem dar pouco para trabalho para uma conclusão de curso….

1 – Livro fotográfico sobre uma coisa que você já faça ou goste

Poderia eu, que acompanhei um ano alguns shows do Leoni, ter feito um livro fotográfico, sem muito texto, apenas 40 fotos,  como tema. Leoni pelo Brasil, poderia ter passado um ano viajando, indo em todos os shows e tirando foto… mas não, eu não pensei nisso…

2 – Livro fotográfico “Da minha janela” – sugestão dada a tempos por Carolina Nogueira

Escolha uma hora e todo dia, no mesmo horário, tire uma foto do que está passando em sua janela, conte o que é mais inusitado, as rotinas, as curiosidades, sem nem sair de casa.

3 – Livro reportagem “Linha coral”

Essa é pra quem pega trem todo dia, como eu, conte as histórias das pessoas que pegam trem com você todo dia no mesmo horário, indo ou vindo – não importa, por que elas usam o trem como meio de transporte? Pra onde vão? Da onde vem? O que acham do transporte? E assim vai….

Além de você otimizar o tempo de viagem até o trabalho, faculdade e afins, seu livro teria bastante reclamação para CPTM.

4 – Programa de rádio sobre qualquer ícone musical 

Desde que você escolha um ícone (ou não tão ícone assim), acessível, com uma história legal e que tenha várias músicas para tocar, seu programa vai sair… Acreditem, depois que a pessoa, cujo seu trabalho se retrata aceita você fazer o tema sobre ele e dá todo o apoio, conseguir pessoas para falar com você sobre ela, não é a maior dificuldade.

5 – Revista de fofocas da faculdade

Esse é um tema polêmico, mas que teria leitor… Dê uma de Sônia Abrão, Nelson Rubens e conte tudo o que você sabe de todo mundo, só tome cuidado na banca para você sair ileso, sem arranhões, machucados e principalmente vivo…Agora, se vieram tirar satisfações, não pense duas vezes, e jogue na cara da pessoa, que ninguém manda ela contar pra todo mundo o que faz, e o que não faz da vida.

6 – Site voltado a uma instituição ou cobertura de um evento

Tudo que você tem autorização dos entrevistados fica fácil de ser realizado. Se for um trabalho que você “doará” para uma instituições, um evento ou algo do tipo, mais fácil ainda… Eles disponibilizarão material, todos vão querer te ajudar, você entrará de graça nos eventos… Só escolha uma instituições ou um evento conhecido, senão, tudo isso vai por água abaixo.

7 – Documentário sobre uma cidade, caso, pessoa

Você pode não adorar o seu tema, mas se for algo que seja de conhecimento do grande público, certamente muito material já terá saído sobre o tema central. Não é por isso, que você vai copiar – até porque isso é errado , mas é uma ótima base par referências. Gostar de um estilo e querer fazer parecido não é crime, é achar sua própria identidade.

8 – Escolha temas que agradem a maioria

Se você não é do tipo que vai se dedicar ao trabalho, pesquisar e se jogar durante um ano em algo que vai virar a sua vida, não queira e muito menos invente de fazer nada inédito, porque o trabalho vai ser muito maior, e vai sair um lixo sem desempenho.

Possui o perfil preguiçoso? Escolha temas comuns, de conhecimento da maioria e faça o trabalho para passar, tenho certeza que sua pretensão é essa mesmo…

9 – Pense mil vezes antes de fazer trabalho em grupo

Se você tem a opção de fazer o trabalho em grupo, selecione as pessoas com que você faria trabalho, e em hipótese alguma aceite o convite ou faça um convite a quem não se encaixa nessa lista simplesmente por não querer fazer sozinho. Porque senão vai dar rolo… Aliás, se mesmo assim der confusão, pule do barco antes que ele afunde.

10 – Não se intrometa para ninguém se intrometer

Bom, chegamos a última dica de hoje, e essa (como a 9), são mais para boa convivência… Se você não quer ninguém falando mal do seu trabalho ou criticando não faço isso com o dos outros, pelo menos não pra todo mundo ver…

Um pensamento sobre ““10 dicas de fazer um TCC sem dar trabalho”

  1. Esta idéia da CPTM já foi feita na UMC mesmo. O Professor Roberto Medeiros me indicou a leitura do TCC “Vida sobre trilhos”. Um livro muito legal que trazia uma história, de um passageiro por estação. Ficou muito legal e me ajudou a defunir i formati di meu orojeto. Acho que tem no arquivo do nosso curso, se alguém quiser ler.

Deixe uma Resposta

