“10 dicas de como não se ferrar no TCC”

Parecia que as dicas iriam ficar um tempão sem ser atualizadas, e para falar a verdade, iam mesmo… Até que essa semana, minha amiga Ariane Noronha perguntou dos posts de sexta e bateu aquela saudade da ajuda de vocês….

Mesmo querendo atualizar as “10 dicas” queria fazer algo legal e que descreve o momento que eu estou passando e poder ajudar os desesperados que todo ano enchem as salas de quem passa pelo TCC…

Por que tudo isso? Por mais que o trabalho seja exaustivo e você precise dedicar sua vida ao projeto, ele não precisa ser um bicho de sete cabeças…

1) Escolha um tema legal:  tudo começa escolhendo um tema, não adianta ir pela cabeça do coleguinha que você sempre faz trabalho, nem pelo o que seu professor acha legal. É você que vai conviver com o peso de terminar tudo em dia, deixar o processo o mais tranquilo e legal possível é essencial, por que não falar de algo que você goste?

2) Faça um bom network: escolhido o tema é hora de começar a procurar as pessoas chave para que seu trabalho fique bem fundamentado. Na área de jornalismo as entrevistas são fundamentais, pensar nisso na hora da estruturação do seu projeto também ajuda muita. Imagine como deve ser ruim fazer um trabalho relacionado a um pessoa que mal te atende, passa as informações, é um grosso e ainda te acha um simples estudante. O que todo concluinte de universidades e faculdades, precisa é de uma oportunidade e confiança.

3) Estabeleça suas próprias metas: a faculdade já vai se encarregar de fazer isso por você, mas vai acabar batendo aquela preguiça, vai ter dias que você não vai ter vontade de fazer nada e por aí vai… Para que nada sai do planejado, estabeleça suas metas. Faça um cronograma e o siga rigidamente, acredite no final será bem melhor para você!

4) Adiante tudo o que puder: você está com tempo livre, mas o prazo para entregar aquele material é só mês que vem? Não perca tempo e adiante tudo o que você puder. Hoje você está com tempo sobrando, amanhã nunca se sabe… Quando antes você tiver o material junto e pronto para ser trabalhado melhor!

5) Se prive de algumas coisas: Saia todo final de semana, não parava em casa, até o dia que descobri o TCC.  Melhor ficar dois, três meses se privando de algo que não seja essencial do que não conseguir de formar. Saia de vez em quando, você merece se divertir… Só não esqueça suas obrigações.

6) Escolha bem seus companheiros: Alguns cursos dão a oportunidade do aluno fazer o TCC sozinho, outros eles precisam ser em grupo… Se for fazer sozinho, cuidado com suas metas e seus prazos. Se for fazer em grupo, cuidado com a escolha do tema e dos integrantes… Uma bela amizade pode se destruir em segundos por causa de um ano estressante…

Uma dica: Se puder fazer sozinho e tiver vontade para isso, faça. Não é porque você tem grandes amizades dentro da faculdade que precisa viver grudadas nelas. Escolha sempre o melhor a você.

7) Aprenda a lidar com críticas: nem tudo mundo achará seu tema lindo, alguns insistirão em perguntar por que você está fazendo isso, se você é louco, se você tinha bebido e tudo mais… Aprender a lidar com as críticas e assumir suas escolhas é essencial. Esteja seguro do seu potencial!

8) Orçamento: prepare seu bolso fazer um projeto nem sempre é barato. Você precisa imprimir mil coisas, e tintas de impressão vão embora que nem o seu dinheiro depois do pagamento. As vezes você precisa viajar, fazer um livro, um robô, uma estrutura de sei lá o que… Se prepare desde o começo do ano, assim você consegue manter seus gostos, mimos e frescuras sem ficar devendo, ou pedindo dinheiro emprestado pra todo mundo.

9) Animo: barreiras, dificuldade, e saco cheio são processos pelos quais todos devemos passar para fazer um TCC. Afinal o que seria um trabalho de conclusão de curso sem nenhuma dificuldade. A dica é relaxar quando puder, não ficar se torturando e principalmente não desanimar. As vezes, se você não fazer, não sentar lá pra escrever, ninguém fará… Seu sucesso depende só de você! Não desanima não, tá acabando!

10) Confiança: o ano acabou, é hora de apresentar e fazer o que só você é capaz, explicar e defender seu trabalho. Nesta hora, deixe seus medos de fora, não é preciso tê-los. Se você foi capaz de entregar o seu projeto já é um vitória, muitos não conseguem… Chegou a apresentação, vai lá e arrasa! Agora não é preciso provar mais nada a ninguém! Pense nisso!

3 pensamentos sobre ““10 dicas de como não se ferrar no TCC”

  1. Boa tarde, gostaria de saber como fica a questão do grupo constituído apenas por parasitas? Me encontro nessa situation (também sou parte dessa relação não mutualística e não faço nada) e nosso tcc nao tem nada. Ele vai surgir no dia da apresentação? Grata

    • Thais, vamos combinar que trabalhos não caem do céu e que não é legal fazer trabalho por ninguém.
      Se você faz o trabalho por alguém, você concorda com a atitude desta pessoa, se você não faz o trabalho, já podemos imaginar o tipo de profissional que será…
      Não adianta agora também correr atrás do prejuízo e achar que vai fazer um trabalho lindo, como se estivesse batalhando deste o começo do ano. O que você pode, e deve é fazer o melhor, e se esforçar para passar. Sem culpas ninguém.
      Pois a culpa é de todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s