“10 coisas que acontecem em transportes públicos”

Há duas semanas estou sem atualizar as “10 Dicas” e pra confessar quase que não atualizo agora também, mas amanhã escrevo sobre isso… rs

Vamos as “10 Dicas” de hoje!

Você utiliza transportes públicos? Então deve saber que muita coisa acontece dentro de ônibus, trens, metrô…

Essa semana com a greve de um dia, que atrapalhou a vida de todo mundo ficou claro como estamos a mercê de terceiros.  O que você fez sem a circulação dos trens e metrô? Chegou atrasado no trabalho ou nem conseguiu ir?

1 – Conversa alheia

É impossível não escutar a conversa das pessoas em transportes públicos, até porque algumas falam gritando, mesmo que você esteja lá de boa, com seu fone de ouvido,  parece que aquele som é mais alto e faz você perder toda a concentração. Já ouvi de tudo, briga de casal, fofoca, aulas de como tirar dinheiro do seu marido, conversas de faculdade, reclamações de professor e por aí vai…

2 – Dorminhocos 

Por mais que eu acorde cedo ou tenha um dia exaustivo, dificilmente consigo dormir no trem, mas costumo ver muitas pessoas que entram e já dormem. Elas dormirem não me incomoda em nada, desde que elas durmam no seu espaço e não caiam sobre meu ombro. O mais constrangedor nessa situação não é para quem está dormindo, mas para quem está com a pessoa quase no seu colo, você fica meio sem saber se empurra a pessoa, se a acorda ou se finge de que não está acontecendo nada… Me desculpem, mas sempre que vejo essas cenas não consigo não rir…

3 – Vendedores ambulantes

É o Tridente, o Sufré, o biscoito, o amendoim torrado e crocante e por aí vai. Imagine a situação (tenho certeza que você já passou por isso algum dia), trem lotado, você está na estação Luz as 17:30 e consegue entrar empurrada para dentro do vagão e ficar com só um pé por completo no chão e sem espaço para enxergar qualquer coisa a sua frente, ou fazer um simples movimento, como tirar a mão do bolso. Vagão lotado, todos cansados, estressados e vem o vendedor querendo passar por onde não cabe, ele te empurra, ele passa por cima da sua cabeça, mas ele vai vender o Sufré dele e que se dane você, por que é melhor vender baratinho pra vocês do que o rapa levar tudo…

4 – Eu não sei o que é fone de ouvido

Sabe aquele fiozinho que nas extremidades tem duas bolinhas que você coloca no ouvido e escuta sua musiquinha só pra você, conhecido também como fone de ouvido? Tem gente que não sabe o que é, ou acha que está disseminando a cultura popular  fazendo todo mundo ouvir “eu quero tchu, eu quero tchá” ou ” vem com o pai” e por aí vai… Insatisfeitos em ouvir alto e não terem fone ou não utilizarem, eles fazem questão de deixar o mais alto possível… Agora, sem querer ser preconceituosa, mas eu nunca vi, um cidadão fazer isso ouvindo mpb, rock, pop rock ou qualquer outra música que não seja funk e sertanejo… Por que será? Alguém me explica?

5 – Leitura 

Acho lindo quem consegue ler no trem, eu não consigo… Mas, costumo sempre observar o que as pessoas estão lendo, jornais, revistas, livros e admirar que eles conseguem otimizar o tempo perdido no transporte fazendo algo que os informe, entretenha ou simplesmente faça passar o tempo. Porém, sempre tem aquela pessoa que senta do lado desse cidadão e quer ler junto. Quer situação mais desagradável que você, lá lendo seu livro, percebe que o ser ao seu lado, tá lendo também… E agora, eu mudo a página ou espero ele terminar de ler? rs

6 – Música 

Como não consigo ler, sempre estou com meus fones escutando minha música individualmente e geralmente eu me empolgo, porque eu gosto de cantar com a música, mas baixinho- só pra deixar claro..rs,  até que você percebe que tem alguém olhando pra sua casa com cara de “ela fala sozinha?”, hoje eu já me acostumei e continuo cantando, mas para quem tem vergonha é uma situação um tanto embaraçosa.

7 – Folgados

Esse tipo de gente existe em qualquer lugar, imagine se não existira no transporte público. São aqueles, que percebendo que a droga do vagão já está cheia, seguram a porta pra entrar mais 20 pessoas.

Ou pior, os que sentam nos assento preferenciais e fingem que dormem, enquanto tem um senhor, uma grávida em pé, apertada e na muvuca. Quero ver se é a sua mãe que tá precisando do lugar, se você vai fingir que vai dormir também… Falta de noção, custa ficar se pé com o restante da população?

8 – Entrou em greve e agora?

Senta e chora, porque você vai precisar ir trabalhar de qualquer jeito. Não adianta você escutar em todo lugar, fique em casa, o trânsito está um caos, ônibus lotados e assim vai… Você não vai poder ficar em casa. Você tem que ir trabalhar…
Ou você sai de casa horas antes, pra mesmo assim chegar atrasado, ou você fica mais algumas horas esperando passar um ônibus pra você ir igual sardinha enlatada, e lógico, você pode pegar o ônibus errado também  e se perder, ou você tenta uma carona, sai de carro e vai ser feliz no congestionamento… Não tem outra alternativa.

9 – Horário de pico

Esse é o horário que acontece tudo junto, a catraca vai deixar de funcionar, terá só um guichê vendendo passagem com uma fila gigantesca, o trem vai atrasar, todo mundo vai querer entrar na mesma hora, e você vai perceber que o seu professor e física estava enganado o tempo todo. Sim, cabem dois corpos no mesmo lugar, e não caber, as pessoas arranjam espaço.

10 – Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma 

Essa frase é clássica e você nunca acha que isso pode acontecer, até você quase ver a luz (sim, eu já quase entrei no vão entre o entre e a plataforma da luz, literalmente eu quase vi a luz). Então o que vale é o bom-senso, a velha e boa educação, a cordialidade. Independente da onde você está e pra onde está indo, tá todo mundo ferrado igual você! Pense nisso, talvez ajude!

Deixe uma Resposta

