A infância de hoje…

 

Olho pela minha janela e vejo carros parados, ônibus passando, comércios abertos, pessoas indo e vindo apressadas…

Olho para dentro de casa e vejo duas crianças brincando entre os muros, com seus brinquedos industrializados… As vezes saem no quintal, na garagem, vão na rede, brincam com o cachorro… Outras são capazes de ficar horas sentadas em frente a uma TV…

Isso é o retrato de um infância roubada pela violência, pela marginalidade,  pela insegurança… Pelos problemas do século XXI. Nossas crianças perderam o direito de brincar na rua, de subir em árvores, de passar a tarde com os vizinhos…

Ganharam assim o passaporte para estarem sempre dentro de muros, e sob o olhar atentos dos mais velhos…

Sinto uma nostalgia da minha infância… Não que ela tenha sido muito diferente, do que a de hoje. Mas, foi um pouco menos “industrializada”, informatizada…

Gostaria mesmo é ter vivido uma infância igual da minha mãe, que subia em pés de fruta, ia para casa de sua vó por caminhos cheio de flores e frutas e lugares para brincar…

Hora do almoço, era hora de reunir a família… Todos sentados juntos. Partilhavam não apenas o alimento, mas a companhia e o tempo…

Hoje, isso também mudou… Chega a hora do almoço e é cada um para um canto, cada um almoça em um horário e em um lugar. (Felizes são os finais de semana que ainda conseguimos nos reunir). Isso se não estiver passando nada de interessante na TV, porque senão o colo vira mesa, e a companhia da família vira TV….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s