Falta de higienização dos médicos em hospitais causa proliferação de doenças

Navegando pelo Portal do Consumidor, deparei-me com a seguinte notícia “Falta de higiene dos médicos contamina hospitais”.

Após ler  toda a notícia, fiquei horrorizada com o que está acontecendo pelos hospitais do país em relação à higiene dos profissionais de saúde.

Imaginem só que algumas doenças estão sendo transmitidas de pacientes a pacientes por contaminação dos médicos. Simplesmente por eles não terem o hábito de lavar as mãos. Uma atitude tão simples e básica que pode evitar a disseminação de diversas bactérias.

Passaram-se quase 200 anos, desde que, em 1846 o médico húngaro Ignaz Phillip Semmelweis constatou que a simples prática de lavar as mãos era melhor forma de prevenir a contaminação por bactérias.

É essencial e é obrigação de todo médico evitar a proliferação de doenças, não lavar as mãos, põe em risco a saúde dos pacientes.

A ANVISA diante esse fato vai exigir que hospitais, clínicas e demais estabelecimentos de saúde disponibilizem produtos de higiene (álcool) para médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros. O produto poderá ser oferecido em forma de gel líquido ou espuma, mas seu fornecimento será obrigatório.

Uma lavagem de mãos bem feita dura em média 1 minuto e meio, e com o uso do álcool em gel esse tempo cai para 15 segundos.

Independente da forma que a higienização seja feita, o importante é que ela torne-se uma coisa rotineira. Só implementando esse costume aos seus hábitos, ele se torna presente quase que imperceptível e comum.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s