A Importância da Leitura

A Bienal do livro de São Paulo aconteceu em agosto, e levou milhares de pessoas aos mais diversos stands de livrarias; workshops com escritores; palestras e etc.;

Pensando nessa movimentação literária o Atire na Jornalista fala hoje sobre a Importância da Leitura. Não apenas como meio de informação, mas como fonte de prazer.

O hábito de ler é uma coisa que deve ser estimulado nas crianças logo cedo. Quanto antes uma criança tiver prazer em pegar um livro e se deliciar entre as páginas, se colocar dentro das histórias como personagens, ou simplesmente se informar e gostar de descobrir o novo, mais elas levarão isso para o resto da vida.

Quando este hábito se torna rotineiro, vemos melhoras aparentes nas pessoas. Principalmente na sua capacidade de escrita. Não é a toa que dizem que para se escrever bem, é necessário ler muito. E sempre aconselham pessoas com dificuldade de escrita a lerem mais.

Quando você convive no mundo das palavras é óbvio que elas ficam cada vez mais frequentes em seu vocabulário, e você também aprende as usar da melhor maneira possível empregá-las de maneira correta.

Ler não é simplesmente uma atividade que devemos exercer apenas em nossa vida de estudante. Mas, sim pela vida toda. Diferente do que alguns acham uma “chatice” outros encontram sonhos em páginas escritas por alguém que às vezes você nem se conhece…

Os cidadãos bem instruídos e capacitados têm a fluência em rodas de conversas, e conseguem expor suas ideias de maneira clara e objetiva.  Essa é mais um diferencial que a leitura traz para sua vida.

Pensando em todos os pontos positivos dessa atividade, é quase impossível lembrar que existem pessoas que simplesmente odeiam  livros e não os lê de maneira alguma. Esses são aqueles que preferem recorrer à internet, e buscar os resumos das obras em sites muitas vezes poucos confiáveis. E, até acham que uma pesquisa em site de busca é mais eficaz que pesquisas em livros acadêmicos… Pobres são esses de cultura e sabedoria…

Espero que um dia esse hábito seja mais estimulado nas escolas – públicas e privadas – e principalmente em casa. Para que desde cedo as crianças tenham gosto pelas páginas encantadas de um livro, tornando-se  jovens críticos e adultos bem instruídos… E que essa atividade seja passada de geração em geração.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s