A discriminação e suas consequências

Apesar de estarmos em pleno século XXI, e vivermos em uma sociedade democrática, infelizmente nem todos sabem respeitar as diferenças das pessoas, e acabam tendo um pré-conceito sobre aqueles que são diferentes por algum motivo. Por terem uma cor de pele diferente da sua, ser muito alto, muito baixo, muito magro, muito gordo. Existem também aqueles que excluem as pessoas do convívio pessoal por serem portadoras de alguma doença, como o HIV, ou serem homossexuais.

Por incrível que pareça existe discriminação nas situações menos esperadas, e têm pessoas que julgam os outros, pelo cargo profissional que exerce.

Pode ser que alguns façam isso involuntariamente, mas  mesmo assim não deixam de fazer. E existem aqueles que são repugnáveis que fazem isso pelo simples prazer de julgar, condenar e magoar aqueles que são simplesmente diferentes.

O pior nisso tudo é saber que essas situações são tão comuns, que aqueles que foram ‘obrigados’ a conviver com isso diretamente, devido à crueldade das pessoas, acabam se reprimindo e deixando de conviver com as pessoas de forma natural, por medo de se expor, e acabam se auto-excluindo.

Nossa sociedade é tão julgadora que qualquer indivíduo que não esteja dentro dos padrões chamados de “normais” são rotulados. Rotulamos tudo e a todos, e os enquadramos em grupos que nem sempre são os que eles realmente se encaixam. Por esse motivo, não dá para simplesmente julgar uma pessoa pela sua aparência. Sábio foi aquele que um dia disse: ‘não devemos julgar uma pessoa pela aparência’, porque realmente elas enganam, e não são suficientes para dizer o que somos em nossa essência.

É fácil arranjarmos desculpas para avaliarmos as pessoas, e deveria ser mais fácil ainda conseguirmos ter motivos para não fazer isso, e defender os que precisam. Mas infelizmente isso só mudará, quando nossa sociedade passar a ser menos preconceituosa, e passar a ver as diferenças como algo essencial e natural. Apenas dessa forma teremos um mundo mais junto, mais igualitário e melhor para se viver.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s