Inteligência Emocional

É comum escutarmos que pessoas pouco preparadas emocionalmente podem ter dificuldades diante situações difíceis da vida, seja profissionalmente como pessoalmente. Devido a essa dificuldade que diversas pessoas podem encontrar, o Atire na Jornalista traz 5 dicas que podem te ajudar  diante a essas situações.

 

Eu me conheço-  Área do autoconhecimento, a sinceridade que cada um tem consigo mesmo para avaliar as suas habilidades de maneira verdadeiras, abrindo-se para feedbacks, para reconhecer como as suas emoções afetam seu desempenho e a ligação entre o que pensa, sente e sua maneira de agir. *Pare alguns minutos antes de enfrentar um desafio que cause alguma tensão emocional e pergunte-se: Qual é a emoção que estou sentindo neste momento? Como eu posso pensar e agir diferente nesta situação?

Eu me gerencio- Aqui busque trabalhar o autocontrole, que permite á pessoa pensar antes de agir, conseguindo assim, administrar seus impulsos para não explodir e depois se arrepender. Ter a capacidade de adaptar-se às situações para alcançar um objetivo, além de flexibilidade e de foco em momentos de pressão são exercícios do autogerenciamento. Tenha sempre um objetivo em mente e pense quais seriam os passos para alcançá-lo. *Pergunte-se frequentemente: Qual comportamento construtivo eu posso ter agora para alcançar meu objetivo?

Motivação- É fundamental os indivíduos terem um propósito, um motivo para agir. Estar pronto para agarrar as oportunidades, superar os obstáculos e aprender com eles para prosseguir é muito importante. Saiba que o fracasso é um julgamento em curto prazo e trabalhe constante e incessantemente em busca de resultados positivos. Mobilize pessoas para alcançar a realização. Uma pessoa motivada é sinal de iniciativa e de persistência. *Reflita: suas decisões são motivadas pelo medo de perder ou pela esperança de ganhar? O que você precisa fazer para alcançar seu objetivo?

Eu conheço os outros- Aqui as pessoas devem olharem para as suas equipes e para as pessoas ao seu redor. É preciso mostrar sensibilidade à perspectiva alheia, buscar maneiras de conquistar a confiança e aumentar o nível de satisfação dos outros. Enxergar as diferenças como oportunidades de desenvolvimento é um fator decisivo. Nesta área, avalia-se a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendê-lo e entender. Verdadeiramente o que se passa com ele. Faça uma lista das qualidades, talentos e dificuldades das pessoas ao seu redor. Identificar as pessoas que têm poder e influência nos relacionamentos com a sua equipe pode ajudar no seu próprio posicionamento. Pense também nas ideias preconcebidas que você tem do seu chefe, dos clientes e dos liderados.

Eu gerencio os outros- Aqui exercitamos na liderança situacional, gerenciamos conflitos, colaboramos com a equipe e trabalhamos nela, construímos alianças e desenvolvemos os outros. Nessa área, pode-se observar a capacidade de lidar com pessoas difíceis. Desafiar o statusquo, ou seja, a maneira como as coisas são é uma forma de avaliar como você gerencia os outros. Aproveite para refletir sobre algo importante que deseja comunicar e a pergunte: O que é mais importante nesta mensagem para mim? E para os outros? Pense, ainda, se existe uma melhor maneira de dizer o que deseja. Invista em atividades que lhe possam trazer maior equilíbrio emocional, pois isso é valorizado em todas as empresas, ainda que, em alguns lugares, essa característica receba nomes e descrições diferentes, como “uma equipe com iniciativa”, “um líder que alcance resultados e que gerencie crises e processos de mudança”. *Estamos falando de pessoas que conhecem e gerenciam suas emoções, têm motivos para agir, reconhecem as diferenças, constroem alianças, o que, por sua vez, irá gerar resultados surpreendentes.

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