Saúde e Brasil

Hoje o assunto no Atire na Jornalista é saúde.

O tema será tratado sobre diversos pontos de vista. Desde a saúde pública, como as taxas abusivas cobradas pelos planos particulares.

Que a saúde pública é uma coisa precária em nosso país todos sabem, o sistema é falho e vai de mal a pior. Os dependentes desse serviço, precisam realmente ter uma fé muito grande, seja lá em que acreditar, porque ou você vai para as enormes filas antes mesmo de estar doente, para ser atendido quando ficar, ou você corre o risco de morrer na fila.

Pode ser que você tenha a sorte de ser atendido depois de horas esperando, mas pode ser também que quando chegue a sua vez o médico vá embora, ou você simplesmente descubra que ele nunca esteve lá.

Se isso acontecer se apegue a tudo, santos, amuletos, crenças e credos… Porque vai ser só com muita fé mesmo…

O pior nisso tudo é se você parar para pensar que antes de o médico te atender, e estar do outro lado da mesa, dando à mínima se você tem um resfriado ou uma pneumonia. Ele ficou anos estudando para entrar em uma universidade. Se ele fez faculdade pública, pode colocar nessa soma no mínimo uns 3 anos de cursinho, depois os 6 anos do curso, mais 2 de especialização, fora todas as horas de residência. Já se ele optou por uma universidade privada, coloque em toda essa conta mais alguns bons 200 mil reais de curso (isso só de mensalidade, e chutando baixo). No final do curso a soma será muito maior.

Depois dessa breve reflexão sobre tempo e custo, voltemos aos hospitais e consultórios. Agora, você está diante de um desses seres (que parecem que não honram o jaleco branco que vestem, ou que se esquecem de todo o sacrifício que tiveram até chegar aquele local), doente, porque convenhamos que ninguém vai ao hospital, para passar tempo, e ele te atende com a maior má vontade, e não diz o que você tem, como tratar, tudo isso na melhor nas hipóteses.

Ok, até aqui já é possível chegar à conclusão que a saúde pública é caótica. E no mínimo  deve estar em sua cabeça, como ela ainda não parou de vez. E se posso arriscar a resposta, é pelo fato de que milhões de pessoas inocentes dependem do serviço, e por mês milhões de reais são investidos nessa área. Ou melhor, dizem que são investidos, porque às vezes fica sensação de “para onde vai todo esse dinheiro?”.

Partindo para o patamar de saúde privada, penso que daqui a alguns anos a situação não será mais muito melhor. E também chegará o dia que ela parará (infelizmente). Até mesmo os hospitais particulares encontram-se cada vez mais lotados, com cada vez mais filas, e com médicos não tão bons assim, comparado aos preços abusivos que se cobram.

Quanto mais idade você tem, maior é o valor cobrado. Nesse caso a desculpa é que pessoas “velhas” utilizam mais os planos de saúde, ficam doentes mais fácil, e blá blá blá. Mas ninguém pensa que um dia os velhos foram novos, pagaram todos os impostos que pagamos, trabalharam e construíram nosso país. E quando chegam nessa fase da vida, onde merecem no mínimo envelhecer com saúde e dignidade, é preciso pagar muito, mais muito caro para isso.

Me indigna chegar ao hospital e ver uma pessoa de idade avançada não sendo bem tratada, ou tendo que esperar o mesmo tempo na fila que uma pessoa no auge dos seus vinte e poucos anos. Por mais que todos ali estejam precisando de atendimento, é obvio que a saúde deles é mais frágil e debilitada, então porque não os atender primeiro? Sem falar de algumas enfermeiras que parecem que tem má vontade de atendê-los, a vontade nessa hora é de simplesmente falar – Minha filha, você não tem avô, avó não?-

Filas quilométricas nos corredores dos hospitais públicos, má atendimento e taxas abusivas em planos de saúde privado. Isso é o retrato da saúde em nosso Brasil. O que você pode fazer? Apenas rezar para você não ficar doente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s